A Linha dos Pinga-Fogo na Umbanda (Pretos-Velhos Quimbandeiros)

Dentro da imensidão dos Mistérios da Umbanda, encontramos uma linha antiga, discreta e muitas vezes esquecida: a Linha dos Pinga Fogo, também conhecida como a dos Pretos Velhos Quimbandeiros. Essa linha, apesar de pouco cultuada hoje em dia, guarda grande sabedoria e força espiritual, sendo sustentada por espíritos de Pretos Velhos que, em vida ou em suas jornadas espirituais, caminharam próximos das encruzilhadas da existência, conhecendo de perto tanto a luz quanto as sombras.

Quem são os Pinga Fogo?

São Pretos Velhos que trazem consigo o mistério da Quimbanda, não no sentido vulgar de feitiçaria ou maldade, mas como grandes portadores e guardiões do conhecimento profundo sobre as forças da vida, da morte, das encruzilhadas e da libertação das amarras que aprisionam os filhos de fé. Chamados de Pinga Fogo, porque suas palavras são poucas, mas certeiras como brasas que queimam a ilusão, purificam e iluminam. Sua fala pode ser firme, às vezes até dura, mas sempre com o propósito de abrir os olhos do consulente, cortar demandas e ensinar pelo choque da verdade.

Função Espiritual

A linha dos Pinga Fogo atua como um resgate:

Resgate das almas que se perderam em caminhos tortuosos, trazendo-as de volta ao equilíbrio;

Resgate do próprio médium, que muitas vezes precisa de um confronto honesto com sua própria sombra;

Resgate da tradição, pois representam uma raiz da Umbanda ligada aos cruzamentos entre Pretos Velhos e Exus, mostrando que luz e sombra fazem parte da mesma caminhada de evolução.

Esses Pretos Velhos trabalham nas encruzilhadas espirituais. São profundos conhecedores dos mistérios da magia, da feitiçaria, da cura com ervas, da quebra de feitiços e da libertação de espíritos sofredores. Ao mesmo tempo, ensinam a humildade e a responsabilidade no uso do poder.

Por que necessitam de resgate?

Com o passar do tempo, muitas casas de Umbanda foram abandonando o culto dessa linha, seja por falta de conhecimento, seja por preconceito ou por receio em lidar com energias consideradas “densas”. No entanto, esquecer os Pinga Fogo é perder contato com uma parte essencial da Umbanda raiz, que sabe conciliar a doçura dos Pretos Velhos com a firmeza dos Exus.

Resgatar essa linha é permitir que seus ensinamentos voltem a iluminar, trazendo equilíbrio entre a fé simples e o conhecimento profundo dos mistérios da vida.

Mensagem da Linha

A Linha dos Pinga Fogo nos ensina que nem toda luz é suave, e nem toda sombra é treva. Há momentos em que a luz precisa queimar, e a sombra, precisa ensinar. O verdadeiro filho de Umbanda aprende a caminhar com equilíbrio, sem medo das forças que regem a vida, mas com responsabilidade e fé.

Que os Pretos Velhos Pinga Fogo/Quimbandeiros possam novamente ser lembrados, cultuados e chamados para o trabalho de caridade, trazendo a chama que ilumina, queima as ilusões, e liberta os corações!

C.C.T Aline Camargo

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!