CONHEÇA A NOSSA VERTENTE

Entenda qual é a nossa linhagem – de onde descendemos – e as características principais da umbanda que praticamos em nossa tenda.

LINHAGEM

Conheça a nossa raiz.


TUPÃ OCA DO CABOCLO ARRANCA TOCO/ PRIMADO DO BRASIL

Fundado em 1960 por Félix Nascente Pinto

Rua Herval, 1.415. Belenzinho, São Paulo

www.primado.com.br

Presidência: Maria Aparecida Naléssio


TENDA ESPÍRITA SANTA RITA DE CÁSSIA

Fundada em 1958 por Pai Durval e filiada ao Primado do Brasil

Rua Edgar Amorim Amaral, 18. Jabaquara, São Paulo

C.C.T. Imaculada e C.C.T. Edson


TENDA ESPÍRITA DE UMBANDA CABOCLO SETE FLEXAS E MAMÃE OXUM

Fundada em 2011 por C.C.T. Gilda Cassemira

Rua Ernesto Simões Filho, 382. Vila Nova Galvão, São Paulo

C.C.T. Ranielli Ty Oxum


TENDA DE UMBANDA CABOCLO RISCA FOGO

Fundada em 07/03/2020 por Aline Camargo

Rua Sebastião Domingues, 139. Jardim Clímax, São Paulo

C.C.T. Aline Camargo

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

Vertente

Umbanda popular (setenária) com influência de Umbanda Iniciática e Almas de Angola.

Federação

ATUCO – Federação Nacional de Umbanda e Candomblé.

Faz uso de bebidas?

Sim.

Faz uso de fumo?

Sim.

Faz uso de atabaques?

Sim.

Realiza sacrifícios animais?

Ocasionalmente (apenas nas obrigações anuais dos médiuns coroados, de forma fechada e muito responsável e com respeito ao sagrado). Entenda mais sobre isso, procure nossos dirigentes.

Faz uso de Sincretismo Católico?

Sim. Para entender nossa visão sobre, procure a Dirigência.

Faz uso de uniformes?

Sim. Os uniformes seguem um padrão do Primado do Brasil.

Cobra pelos atendimentos?

Não. Todo trabalho realizado pelas entidades dentro do terreiro é executado mediante os princípios de caridade. No entanto, contamos com a ajuda da comunidade para que possamos suprir todos os custos materiais de nossa tenda (água, luz, velas, produtos de limpeza, comidas para as festas, descartáveis, manutenção do imóvel, etc). Ritos externos (casamentos, batismos infantis e mão de corte) prescindem de doações com valores acordados diretamente com a direção.

Qual o espectro político da Dirigência?

Não utilizamos a religião para promover partidarismos, porém, acreditamos ser imprescindível nos posicionar politicamente, no sentido de que nossa comunidade possa identificar nossas prioridades e compromissos com o coletivo. Não somos uma organização assistencialista vertical, buscamos promover o bem estar social na luta por direitos sociais coletivos, ocupação de espaços públicos e democratização de informação. Priorizamos a luta pela equidade de minorias, combate ao racismo e à desigualdade social. Em nossa visão, terreiro é coletividade e, portanto, potencial agente de transformação social.

Como a Tenda lida com minorias? 

Estamos sempre em busca de equipar a Tenda com todo aparato que venha a torná-la um espaço acolhedor de minorias. Elaboramos o selo LGBT+ friendly, presente em nossas redes sociais, a fim de que todos possam ser recebidos na comunidade sem distinção. Temos política de atendimento prioritário a portadores de deficiências, TEA e pessoas de faixa etária superior a 60 anos. Acolhemos as crianças em nossas giras e oferecemos suporte emocional aos familiares.  Somos uma aldeia receptiva à TEA e demais transtornos. Na corrente mediúnica, oferecemos flexibilidade aos 60+  e portadores de deficiências, reduzindo as participações obrigatórias.

O que é Umbanda Iniciática?

A Umbanda iniciática tem por característica a iniciação do adepto, tendo ele clara visão de todos os degraus (patentes) a percorrer dentro da hierarquia do terreiro. Esta hierarquia é padronizada, de acordo com as estruturas do Primado do Brasil (entidade federativa). Após atingir certa graduação, o médium pode se tornar apto a iniciar-se nos mistérios sacerdotais através dos ritos de coroação. Esta etapa não é obrigatória e é disponível a todos os médiuns, de acordo com seu desenvolvimento mediúnico, não estando sujeito a cursos pagos ou diplomas.

De onde vêm os fundamentos desta casa?

Assim como em qualquer vertente, os fundamentos são transmitidos por entidades, de gerações em gerações. Temos uma série de ritualísticas que vão desde a abertura dos trabalhos, cânticos, festas, até os ritos iniciáticos que são transmitidos desde a geração avó desta casa (T.E.U. Santa Rita de Cássia), cuja fundação data de 1958.

Além disso, exercemos o resgate e preservação de ritos e tradições da Antiga Tenda do Caboclo Risca Fogo e Mãe Maria Africana, linhagem familiar de Minas Gerais e São Paulo, fundada na década de 1950. 

Como é possível participar desta comunidade religiosa?

De várias formas. Nós acreditamos que um terreiro vai muito além de médiuns e “assistência”. Acreditamos que Terreiro se baseia nos princípios de comunidade. Logo, esperamos que todos que se beneficiam desta comunidade, sem distinção de cargos,  possam retribuir a caridade prestada atuando em nossos eventos, auxiliando com doações, participando de todas as atividades que nos propomos a desenvolver.

Esta casa tem suas portas abertas a todos que desejem comungar da fé e da solidariedade e que busquem conhecimento – independente de estar dentro ou fora da corrente mediúnica. 

Se você está chegando agora e tem desejo de fazer parte da comunidade sem nenhum compromisso mediúnico, veja algumas atividades em que você pode nos ajudar:

Organização de festas e eventos: limpeza, decoração, doações;

Cozinha: auxiliando no preparo dos alimentos das festas e eventos;

Nos auxiliando em eventos beneficentes à manutenção da casa ou a outras entidades não governamentais, como creches, escolas, asilos;

Mutirões de limpeza e manutenção de nossa casa;

Doações de materiais de limpeza, velas, fósforo, etc;

Se tornando um “associado”, realizando uma pequena contribuição mensal à nossa casa, de acordo com suas possibilidades.

Você também pode participar de nossas atividades de estudos em Umbanda. Em breve divulgaremos mais informações a respeito. 

Qual o procedimento para entrar na corrente mediúnica?

Se você já tem intenção de ingressar em nossa corrente, recomendamos que frequente a assistência por 07 trabalhos, sem faltas, para que possa ter certeza de sua decisão e que receba os devidos tratamentos antes de iniciar sua jornada. Procure os dirigentes para entender este processo.

E quem já é médium e trabalhou antes em outras casas, pode entrar na corrente?

Sim, no entanto é importante ressaltar que, devido à particularidade de nossa linhagem, iremos lhe receber como um médium iniciante, para que possa receber todos os batismos e graduações de nossa vertente e se adeque às nossas liturgias.

Devo entrar na corrente mediúnica desta casa?

Caso você esteja se fazendo esta pergunta ou sinta um grande interesse em ingressar em nossa corrente de médiuns, gostaríamos de lhe trazer uma reflexão para lhe ajudar em sua decisão.

Sabemos que, independente de segmento ou vertente, toda casa de Umbanda é composta por um círculo de trabalhadores denominados “médiuns”, e um círculo de pessoas que vêm a esta casa buscar auxílio espiritual, denominados “assistência”, que nós, em nossa Tenda, chamamos de “Comunidade”.

Qual a diferença entre estes dois grupos? A diferença é que a Comunidade não firma um compromisso de trabalho com a casa. Ela é convidada a trabalhar, contribuir e comungar, sem que haja uma carga de compromisso e obrigações. 

Já o médium, deste exigimos um certo grau de compromisso e dedicação. E por quê? Porque entendemos que, ao adentrar o círculo, o adepto passa de uma situação na qual ele é atendido, para passar a atender sua Comunidade. E este atendimento, para que seja executado de uma forma responsável e benéfica a todos, inclusive a ele mesmo, exige o máximo de esforço, compromisso, disciplina, instrução e aprimoramento do médium.

Ao servir sua Comunidade, o médium, independente de seu grau de iniciação, passa a ter uma postura sacerdotal. Pois ele se torna exemplo à sua comunidade. Conforme o médium sobe em suas graduações, ele passa a ter funções de pequeno sacerdote dentro da Tenda, até que suas graduações o permitam uma autonomia sacerdotal, após seu rito iniciático, denominado em nossa vertente como Coroação.

Desta feita, o médium, agora sacerdote iniciado, deve estar preparado para atender e socorrer seus irmãos prontamente. Ele será procurado em diversas situações que exigirão dele sabedoria, esforço, dedicação e preparo – e tudo isso só é viável mediante anos de trabalho com disciplina.

Um médium que não consegue abdicar de sua vida pessoal e ocasionalmente abrir mão de eventos sociais para realizar um trabalho na Tenda, jamais terá condições de deixar sua vida social e seu lazer por um momento para socorrer um irmão que bate à sua porta. É nisso que pensamos quando estabelecemos regras tão rígidas aos nossos médiuns.

Se você tem mediunidade, mas não encontra-se em um momento de sua vida favorável a manter este tipo de compromisso, ou simplesmente não se enquadra  a ele, recomendamos que frequente a nossa Comunidade. Você será atendido espiritualmente pelos guias e pela Direção da Tenda, sendo acolhido com carinho e amor. Neste caso, o tempo irá dizer se você deve permanecer nesta condição ou realmente assumir o compromisso mediúnico.

Por outro lado, sabemos que muitas vezes a pessoa apresenta um tipo de mediunidade na qual fica insustentável viver sem servir ao próximo. Pessoas que precisam trabalhar espiritualmente para que sua vida entre em seu eixo natural. É muito comum ouvirmos este relato de que a pessoa ouve de entidades em várias casas e tendas que ela “precisa vestir o branco”.

Cada caso é um caso, e se esta for sua situação, pedimos que reflita bastante antes de firmar seu compromisso com a Tenda. Procure a Direção para esclarecer todas as suas dúvidas e lhe oferecer suporte neste momento tão importante.