No dia 02 de novembro, no Brasil e em diversos países, é celebrado o Dia de Finados, um ritual religioso que faz parte da tradição cristã católica, mas é celebrado por várias culturas diferentes. A data tem como objetivo principal relembrar a memória dos entes queridos que já se foram, e também tem aspectos culturais que são aplicados em diversas partes do mundo.
Na Umbanda, cada tradição lida de uma forma diferente com esta data. No entanto, observa-se em comum a todas vertentes tradicionais sempre uma reverência e sobriedade nesta data.
Apesar de haver o costume de se visitar cemitérios, em nossa tradição nós praticamos o recolhimento. Não saímos de casa, permanecendo em preces e preceito. Em relação aos entes falecidos, costumamos prestar nossas reverências nos aniversários de morte, data importante até para culto de entidades ancestrais.
Seguem orientações para o dia de hoje:
- Preceito (sexo e álcool);
- Recolhimento mental e energético, vibrações de paz;
- Iluminar anjo de guarda;
- Defumação na casa, fundos para a frente;
- Não acender velas para finados em casa;
- Evitar olhar-se no espelho.
- Evitar sair de casa e não entrar em cemitérios.
Caso seja inevitável a ida ao cemitério, gentileza procurar a dirigência para orientações.
Importante salientar que, apesar de ser um mês tradicionalmente devotado a Exu, devido à sua ligação com o reino da Calunga, jamais realizamos festas de exu no dia de Finados, menos ainda em cemitérios. Aproveitamos para registrar nosso repúdio em relação a estas práticas que profanam um dia tão sagrado a todos os Umbandistas.
Gostaria de lembrar que a Tenda dispõe de um trabalho mensal em favor dos desencarnados, realizado na força do Cruzeiro das Almas. Basta preencher o formulário neste link. O trabalho é voltado para desencarnes recentes, e é realizado no período de um ano.
Que Pai Oxalá, Omolu e Nanã nos fortaleçam, e que as Santas Almas Benditas guiem a passagem de todos os nossos entes queridos.
Saravá fraterno,
Mãe Aline Camargo, C.C.T.